Vale a pena morar perto do trabalho? Descubra aqui!

Morar perto do trabalho, na teoria, é o sonho de muitos brasileiros. Porém, na prática, nem sempre essa estratégia funciona. Diversos fatores devem ser levados em consideração antes de tomar essa decisão, já que é preciso ter muita certeza de que a mudança vale a pena. A ideia pode parecer excelente no início, mas é capaz de virar um pesadelo com o passar dos anos se não estiver de acordo com o seu estilo de vida. Por esse motivo, preparamos este post para te ajudar nessa difícil questão. Vamos considerar alguns pontos?

Prós: quais são as vantagens?

Menos tempo no trânsito

É possível contabilizar as horas que um trabalhador perde diariamente no deslocamento de casa para o trabalho. Nem sempre é possível utilizar esse tempo de uma forma positiva. Por esse motivo, morar perto da empresa onde trabalha economizaria algumas horas de chateação no trânsito, seja ele atrás do volante ou no transporte coletivo.

Qualidade de vida

Acordar mais tarde, não se preocupar com a pressa para não se atrasar para o trabalho e poder planejar melhor a rotina de sair e chegar em casa são algumas opções que certamente contribuem para o aumento na qualidade de vida. Por isso, morar perto do local de trabalho deixa o trabalhador menos estressado, mais motivado e é possível até mesmo almoçar em casa todos os dias!

Economia

A máxima da relação entre custo-benefício é essa opção! Deixar o carro na garagem ou economizar com o transporte público faz uma grande diferença no bolso do consumidor no final do mês. De quebra, o trabalhador ainda pode adotar uma rotina mais saudável, com uma caminhada ou ir de bicicleta para o trabalho.

Contras: por que pensar melhor?

Localização

Esse pode ser o ponto crucial nessa tomada de decisão! Dependendo da região onde está localizada a empresa que você trabalha, ela pode não atender às suas necessidades. Alguns bairros comerciais também não oferecem opções de lazer, estão longe das regiões centrais ou então em áreas de risco.

Estabilidade no emprego

É preciso ponderar quão estável você está na empresa. Se deixar o emprego, o seu novo imóvel pode ser distante do local onde mora, e tudo que já vivia anteriormente à mudança voltaria à rotina.

Não se desconecta do trabalho

Alguns trabalhadores podem se envolver ainda mais na rotina da empresa, prolongar a jornada laboral e não se desligar das suas atividades por estar tão próximo do seu local de trabalho. Muitas vezes, o trajeto que o trabalhador percorre de carro ou ônibus faz com que ele relaxe e se desligue dos seus afazeres.

Como decidir se vale a pena morar perto do trabalho?

Essa é uma decisão pessoal! Porém, esses fatores precisam ser levados em consideração para entender se os benefícios vão superar as desvantagens da mudança. É preciso pensar nas consequências, caso contrário, a cada troca de emprego o trabalhador terá que mudar de rotina, de casa e de hábitos para se adaptar e viver perto do seu novo trabalho. Então, conseguiu ter um pouco mais de clareza sobre os prós e contras de morar perto do trabalho? Aproveite a sua visita em nosso blog para seguir as nossas páginas nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.
 
Localização

Av Djalma Batista, 1314 Lj 02 - Nossa Senhora das Graças, Manaus - AM

Contatos
Whatsapp (92) 98445-7801
Mapa do Site