A hora de comprar o tão sonhado apartamento chegou para você? É sempre motivo de tensão, afinal são diversos os aspectos a serem analisados. Desde a localização, se o apartamento é novo ou usado, se planejar financeiramente para os gastos com a mobília e com os impostos, como a taxa ITBI.
Por isso, fazer e seguir um planejamento é essencial para evitar dores de cabeça, e dar mais agilidade e previsibilidade ao processo de compra e venda de imóveis. Para tirar suas dúvidas sobre esse assunto, confira o artigo que elaboramos para você.
Você pode se interessar por:
- Conheça o ambiente de Home Office ideal para 2021
De acordo com a movimentação do mercado, o fim de 2020 sugeriu algumas tendências que podem ditar o mercado em 2021.
A grande procura por espaços maiores, casas com quintal e apartamentos em condomínio com área de lazer ao ar livre têm sido as principais procuras. E tendem a seguir em crescimento devido à situação de saúde pública enfrentada atualmente.
Antes de seguir para a compra do seu apartamento, fique atento a alguns fatores.
Dicas para compra de apartamento
Estar com os documentos em dia e arcar com determinadas despesas já é caminho andado. Mas uma das mais importantes é que o contrato de compra e venda não é suficiente para transferir a propriedade do imóvel. Você só passa a ser proprietário depois de registrar o Contrato de Compra e Venda no Cartório de Registro de Imóveis. Além é claro de arcar com diversas taxas, que vão desde registro de assinatura até autenticação de documentos.
Parece uma burocracia sem fim, mas entenda que esses trâmites visam a segurança de quem compra e de quem vende contra possíveis irregularidades ou esquemas maliciosos. Todas as partes devem se precaver quanto a isso.
O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - ITBI é um dos gastos das transações imobiliárias. Ele varia de cidade para cidade, por ser um imposto municipal, mas gira em torno dos 2% ou 3% sobre o valor de venda do imóvel. Mesmo se for usado ou novo, ele leva em conta o valor de mercado no qual o apartamento ou casa está avaliado.
Apenas após o pagamento da taxa ITBI é que o imóvel pode ser transferido para o nome do comprador. Como ele consiste em um alto valor a ser arcado pelo novo proprietário, existem modalidades de pagamento para que ele seja efetuado. Em algumas cidades há isenção desse imposto para imóveis novos, portanto consulte a legislação do seu município.
A taxa ITBI também se aplica aos móveis na planta. Para estes casos, ele é calculado e deverá ser pago apenas quando o apartamento estiver pronto, quando a construtora efetuar a propriedade para o comprador.
Gostou do nosso conteúdo? Você aprendeu no artigo como funciona a compra de um apartamento. São vários documentos, idas ao cartório e várias taxas, dentre elas a taxa ITBI. Sabendo de antemão, o processo anda mais rápido e sem transtornos. E por falar nisso, temos um artigo que pode te ajudar a escolher o imóvel dos sonhos:
- 4 características de um imóvel de alto padrão
Av Djalma Batista, 1314 Lj 02 - Nossa Senhora das Graças, Manaus - AM