Você sabe como funciona um contrato de compra de imóvel?

O contrato de compra de imóvel serve para registrar as obrigações do vendedor e do comprador no que diz respeito ao negócio que está sendo realizado. Ambas as partes têm interesse nesse documento, afinal os direitos ali descritos são muito importantes. Além das características do imóvel, o contrato também definirá o valor, forma de pagamento, como se dará a atualização da dívida, os prazos de ambas as partes e quais serão as penalidades para quem descumprir algumas das cláusulas. Por isso, é fundamental ter muito cuidado na hora de redigir e conferir o contrato de compra e venda, para não cometer nenhuma ilegalidade ou concordar com termos que são prejudiciais para você. Para ajudar nessa hora, neste texto mostraremos alguns cuidados importantes que devem ser tomados antes de assinar o contrato. Confira!

Conferir toda a documentação

O primeiro cuidado importante para ter mais segurança antes de assinar um contrato de compra de imóvel é conferir toda a documentação que foi apresentada: tanto do bem que está sendo negociado quanto do vendedor ou construtora. Isso é fundamental para ter mais segurança nessa hora, afinal você poderá verificar que o imóvel é regular nos órgãos oficiais e não há nenhuma pendência ou ônus, como uma penhora ou outra garantia real que pode ser prejudicial. Além disso, é importante verificar se o vendedor é realmente o proprietário daquele bem, pois não é possível fazer a transferência legal sem a sua assinatura. Vale lembrar que a construtora também pode estar com alguma pendência judicial o que prejudica a negociação. Assim, analise bem todos os documentos, principalmente as certidões negativas apresentadas e os registros no cartório competente. Se você precisar de mais garantias, não deixe de requerer mais comprovantes do vendedor.

Ler o memorial descritivo

O memorial descritivo é uma declaração que registra todas as características do imóvel que está sendo entregue ao comprador, desde metragens, tipo de acabamento, se há alguma avaria etc. Muitas pessoas nem conhecem esse documento, mas ele é muito importante para ter mais segurança na compra: assinando o contrato, você estará ciente do que o memorial fala e está aceitando aquelas condições do imóvel. Por outro lado, se algo estiver faltando nesse documento, o vendedor pode ser responsabilizado, como fazendo o pagamento de reformas ou mesmo tendo que rescindir o contrato por descumprimento de cláusulas.

Arquivar os documentos

Por fim, a última dica sobre os cuidados que devem ser tomados antes de assinar o contrato é arquivar todos os documentos que foram apresentados. Isso serve para que você tenha provas do que foi negociado, além de ter condições de fazer uma conferência posterior quando ficar com alguma dúvida a respeito do negócio. Guarde o memorial descritivo, as certidões negativas apresentadas, a cópia da matrícula do imóvel e todos os outros documentos importantes e que você pode precisar no futuro. Caso surja alguma dúvida mais adiante, você terá onde pesquisar e se informar, sabendo o que foi prometido e quais são todos os termos da contratação. Não esqueça de que é fundamental contar com o auxílio de uma empresa especializada para garantir maior segurança na hora de fechar o negócio e assinar o contrato de compra de imóvel: ela pode verificar todos os documentos e auxiliá-lo caso apareçam dúvidas durante a negociação. Pronto, agora você já sabe como funciona o contrato de compra e venda e quais cuidados tomar antes de assinar esse documento! Quer saber como nós podemos ajudá-lo nessa hora? Então entre em contato conosco!
 
Localização

Av Djalma Batista, 1314 Lj 02 - Nossa Senhora das Graças, Manaus - AM

Contatos
Whatsapp (92) 98445-7801
Mapa do Site