O que é e quais as características da arquitetura minimalista?

Com início em meados do século XX, a arquitetura minimalista é derivada do movimento com mesmo nome, um conceito e estilo de vida que englobam os campos das artes, do design, da moda, do consumo consciente, passando pela alimentação e, até mesmo, a decoração de interiores. O objetivo é viver com apenas o essencial de forma simples e funcional. Quer entender mais sobre como esse estilo de vida influencia a arquitetura e a decoração? Sendo assim, continue acompanhando este post e confira a seguir!

Entenda o que é esse estilo de arquitetura

Da mesma forma que a sua definição geral, a influência do minimalismo na arquitetura resulta em construções e ambientes com ausência de excessos. Tanto na área interna quanto externa, as propriedades que se encaixam nesse estilo são marcadas por linhas retas, cores neutras e formas geométricas simples. Como dissemos inicialmente, o foco está na funcionalidade, então, descarta-se qualquer item que não apresenta nenhuma função para os moradores.

Saiba quais são suas principais características

Veja abaixo o que mais caracteriza o minimalismo na arquitetura e para que servem seus elementos.

Cores neutras

Em geral, a paleta de cores que mais caracteriza o minimalismo envolve tons neutros, sobretudo o preto, cinza e branco. Normalmente, as cores mais claras são usadas em ambientes maiores e as mais escuras ficam reservadas para os acabamentos. Também é comum inserir pontos de cor em móveis e outros objetos, mas, de modo monocromático.

Espaços abertos

Na arquitetura minimalista, existe a preocupação em aproveitar ao máximo a luz natural ou mesmo criar pontos estratégicos de luz artificial, a fim de manter o local iluminado e arejado a maior parte do dia. Outra característica é projetar cômodos sem divisória ? salas e cozinhas, por exemplo ? para promover a amplitude de espaço e luminosidade.

Decoração funcional

Conforme citamos mais acima, a intenção desse estilo de arquitetura é pensar em itens decorativos que também possuam alguma funcionalidade dentro do ambiente, como estantes em formas geométricas, que oferecem local de armazenamento e ao mesmo tempo em que compõem visualmente o local. A mobília é escolhida sob o mesmo princípio: em cores claras que não poluem a visão e em tamanhos e posições que não obstruem a passagem.

Descubra quando utilizá-la na decoração da casa

Já que o grande conceito desse tipo de arquitetura e decoração é se concentrar no essencial e funcional, as dicas que você pode seguir na hora de decorar sua casa de forma minimalista é escolhendo tecidos lisos e suaves, estampas listras e tons sóbrios. Aposte no máximo de iluminação natural possível e, quando for cobrir as janelas, opte por cortinas com tecidos menos opacos. Um bom projeto de arquitetura minimalista pode ser alcançado por meio da simplicidade, dos materiais corretos e elementos que priorizam a organização, mas que unem a beleza, o conforto e a funcionalidade. A maior vantagem de adotar esse estilo é ter um ambiente personalizado e ao mesmo tempo com o visual limpo e de fácil manutenção. Portanto, na hora de comprar ou alugar o seu imóvel novo, considere a arquitetura minimalista como uma opção. Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário abaixo nos contando sobre o que você acha do estilo minimalista de decoração!
 
Localização

Av Djalma Batista, 1314 Lj 02 - Nossa Senhora das Graças, Manaus - AM

Contatos
Whatsapp (92) 98445-7801
Mapa do Site