Como comprar apartamento e não se endividar? Aprenda aqui!

Ter um bom planejamento é fundamental para conseguir comprar um apartamento sem se endividar. Isso porque, além de todos os problemas do endividamento, você corre o risco de perder o imóvel se não conseguir pagar as parcelas em dia. Como é possível se planejar para realizar este sonho? Nós explicaremos para você, é só continuar a leitura e conferir!

Anote os seus gastos

Para conseguir poupar dinheiro, é preciso primeiro compreender no que ele está sendo gasto. Por isso, ao longo de um mês, use uma planilha, app, ou mesmo um caderninho para anotar todos os seus gastos, por menores que sejam. Depois, você deverá analisar suas despesas, vendo o que pode ser cortado ou reduzido. Por exemplo: cozinhar com mais frequência, levar marmita para o trabalho, pedir uma pizza em vez de sair para jantar, reunir os amigos em casa no lugar de ir a bares, fazer trajetos mais curtos a pé ou de bicicleta sem precisar tirar o carro da garagem etc.

Dê um bom valor de entrada

A maioria das pessoas tem a necessidade de contar com um financiamento para conseguir arcar com a compra do seu imóvel. No entanto, quanto mais você poupar, maior será o valor que você terá condições de dar como entrada no imóvel. Financiando um valor menor, você opta por parcelas mais baratas, um tempo de financiamento menor, ou mesmo, por adquirir um imóvel de padrão superior.

Aumente sua renda

Para juntar dinheiro e dar uma boa entrada, é preciso economizar. Algumas medidas simples podem poupar mais dinheiro do que você imagina, porém, para juntar uma boa quantia mais rápido, o ideal é conseguir uma renda extra. Você pode vender itens em bom estado que você não usa mais (roupas, móveis, eletrônicos), cadastrar-se como motorista em aplicativos como o Uber e o 99Taxis, usar seus talentos para fazer doces ou artesanato, ser revendedor de marcas que pagam comissão como Natura e Mary Kay etc.

Faça simulações

Para encontrar a melhor opção de financiamento para você, é importante estudar atentamente todas as possibilidades. Há ferramentas online para isso, e seu corretor imobiliário também pode orientá-lo a respeito. Por exemplo, a linha de financiamento Minha Casa Minha Vida atende pessoas que ganham até dez salários-mínimos, as taxas de juros são superiores conforme aumenta a renda, mas costumam ser mais baixas que de outros bancos.

Evite imóveis com problemas

Muitas pessoas optam por comprar imóveis problemáticos para reformar, pois o preço deles é mais baixo. No entanto, quase sempre eles possuem ainda mais problemas ocultos que geram gastos inesperados com reformas. O problema do imóvel também pode ser judicial, como penhora, imóvel inventariado etc. Antes de comprar, é necessário checar se o imóvel está em situação regular ? algo que uma imobiliária de confiança pode fazer para você ? para evitar comprometer-se com problemas legais de terceiros. Contar com uma imobiliária de confiança é muito importante pois, a partir do momento que você começa a procurar pelo seu imóvel ideal, ela poderá auxiliar em todas as etapas, dando suporte legal e encontrando as melhores opções para você. Se você gostou desse post que tal entrar em contato conosco e saber mais sobre as nossas opções de imóveis em Manaus?
 
Localização

Av Djalma Batista, 1314 Lj 02 - Nossa Senhora das Graças, Manaus - AM

Contatos
Whatsapp (92) 98445-7801
Mapa do Site