Imóvel novo ou usado: qual é a melhor opção para você?

Quem não sonha em ter a casa própria, não é mesmo? Além de construir um patrimônio, sair do aluguel significa tranquilidade, estabilidade e a possibilidade se deixar o seu "cantinho" de acordo com os seus gostos e necessidades. No entanto, na hora da escolha, uma dúvida que frequentemente surge é: comprar um imóvel novo ou usado? Para lhe ajudar nessa decisão, a seguir abordaremos alguns fatores importantes ? não apenas o preço ? que você deve levar em consideração nesse momento para fechar o melhor negócio. Preparado? Então continue a leitura para conferir!

Observe as condições da estrutura

Mencionamos que o valor do imóvel não é o único fator determinante, certo? Isso porque outros gastos podem surgir, caso o imóvel precise de manutenção. Nesse sentido, é fundamental observar atentamente às condições estruturais das propriedades. Os imóveis novos, geralmente não demandam esse tipo de cuidado, ao contrário dos antigos que, por causa do uso e desgaste de tempo podem ter despesas com reformas e consertos. Vale ressaltar, contudo, que essa não é uma regra! Há muitas casas e apartamentos antigos em excelente estado de conservação, e que podem ser uma boa opção, considerando o custo-benefício.

Compare a localização do imóvel novo ou usado

Normalmente, os imóveis usados, por serem mais antigos, ficam localizados nas melhores regiões da cidade, ocupando bairros disputados e próximos dos comércios, como supermercados, academias, farmácias, agências bancárias, entre outros serviços essenciais. Já os mais novos, ficam em regiões mais afastadas, o que pode ser uma desvantagem, já que é necessário se locomover por distâncias maiores no dia a dia. Porém, vale lembrar que são locais que estão em desenvolvimento e, mesmo que demore, aos poucos o acesso será facilitado.

Leve em consideração as condições de pagamento

De maneira geral, os imóveis novos são mais caros que os usados por serem mais modernos e com acabamento novo. Apesar disso, é mais fácil negociar com as construtoras, que muitas vezes oferecem condições de pagamento e financiamento facilitadas. Isso não quer dizer que você não conseguirá fazer um bom negócio escolhendo um imóvel antigo, no entanto, encontrá-lo necessitará de mais paciência e negociação da sua parte com o proprietário.

Avalie o seu perfil

É fundamental também levar em conta as suas expectativas e necessidades. Isso pode ser determinado pelo seu perfil. Se a sua família tem crianças, por exemplo, os imóveis em condomínios novos são mais interessantes visto que, geralmente, oferecem áreas de lazer maiores e mais diversificadas. Já para um casal jovem, em início de carreira, pode preferir prédios mais antigos, pois os apartamentos são mais baratos e sem tantos gastos com o condomínio. Por fim, além de avaliar todos os aspectos apresentados até aqui, é importante fazer um planejamento adequado e uma boa pesquisa para encontrar a opção ideal para você. Aliás, a internet descomplica esse trabalho, com sites que dispõem de ferramentas que podem facilitar a sua busca! E aí? Depois de ler este conteúdo, conseguiu definir se prefere um imóvel novo ou usado? Faça um comentário contando sobre a sua decisão!
 
Localização

Av Djalma Batista, 1314 Lj 02 - Nossa Senhora das Graças, Manaus - AM

Contatos
Whatsapp (92) 98445-7801
Mapa do Site