Quais são as principais taxas ao comprar um imóvel?

Realizar o sonho da casa própria é uma experiência inesquecível. No entanto, é preciso muito planejamento para fazer a compra e não contrair imensas dívidas. É importante estar atento às principais taxas ao comprar um imóvel, já que elas são pagas à vista e são uma condição para a entrega das chaves. Se você está fazendo um planejamento financeiro a fim de adquirir a sua casa própria, separamos informações essenciais para você não ser pego de surpresa com as taxas que serão cobradas após a assinatura do contrato de compra. Entenda quais são e como elas funcionam neste post! Vamos lá?

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

Essa é a principal taxa cobrada sobre uma transação imobiliária. O órgão responsável pela cobrança é o município onde está localizado o imóvel. O ITBI varia de acordo com a cidade, entre 2% e 3% do valor de venda do bem. Via de regra, esse pagamento deve ocorrer até 10 dias após a assinatura do contrato de compra de um imóvel. Isso porque é preciso a quitação dessa alíquota para dar entrada na documentação da escritura. Alguns beneficiários dos subsídios do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) podem contar com possíveis isenções no pagamento desse imposto, porém isso é de responsabilidade do município.

Escritura pública

Essa é a formalização jurídica da cessão de direitos do imóvel entre os envolvidos na negociação. A escritura pública deve ser lavrada no tabelião de imóveis do município onde está localizada a edificação. Esse documento informa os participantes da negociação e confirma que a transação cumpriu as exigências legais e tributárias. Com relação aos valores, eles são tabelados de acordo com a localização e o valor de venda do imóvel. É possível consultar o custo para elaboração da escritura pública direto no tabelionato de notas da cidade. É importante saber que somente é confeccionada a escritura pública de um imóvel pago à vista. Em caso de financiamento bancário, o contrato bancário terá a função da escritura de forma temporária, durante o período de pagamento.

Registro do imóvel

O registro do imóvel em nome do comprador se dá a partir da juntada de documento junto ao Cartório de Registro de Imóveis do município onde está localizada a edificação. Os custos para a confecção dessa documentação variam de acordo com o município. No entanto, é preciso estar preparado para gastar cerca de 1% do valor do imóvel com o registro. Uma boa notícia para quem está adquirindo o primeiro imóvel é que esse valor pode ter 50% de desconto ou, em caso de financiamento bancário, ser abatido junto com as prestações bancárias contraídas pelo comprador. Na prática, é preciso estar preparado para gastar de 3% a 8% do valor do imóvel somente com as taxas e gastos extras na hora de pegar as chaves da casa nova. Por esse motivo, fique atento com relação ao controle sobre o seu orçamento para arcar com todas essas despesas. Para a comodidade dos clientes, a imobiliária Vivere Imóveis, em parceria com uma Financiadora, oferece assessoria de crédito e ajuda o cliente em todos os trâmites desse processo. Gostou deste post explicando as principais taxas ao comprar um imóvel? Então aproveite a visita em nosso blog e assine agora mesmo a nossa newsletter! Assim, você vai receber nossas informações atualizadas direto na sua caixa de e-mail!
 
Localização

Av Djalma Batista, 1314 Lj 02 - Nossa Senhora das Graças, Manaus - AM

Contatos
Whatsapp (92) 98445-7801
Mapa do Site