Vale a pena comprar imóvel na planta? Confira os prós e os contras!

Na hora de se decidir pela compra de um imóvel, uma das principais dúvidas que surgem é se vale a pena comprar imóvel na planta ou um que já esteja pronto? Este é um questionamento normal que deve passar na cabeça do futuro proprietário, pois são muitas as vantagens e desvantagens nas duas formas de se tornar proprietário de um imóvel. Queremos com este texto ajudar a aumentar seu conhecimento sobre a compra de um imóvel.

Vantagens de comprar imóvel na planta

A principal vantagem em se comprar um imóvel na planta é ter algo novo, podendo ser moldado ao gosto da família. Vejamos outras vantagens.

Valorização do imóvel

Um imóvel comprado na planta pode ser visto como um investimento pelo comprador, que futuramente poderá ter retorno financeiro ao alugar ou esperar uma valorização maior da região para vender o apartamento. Novos imóveis construídos em regiões em desenvolvimento tendem a valorizar mais, conforme a região se expande. Fique atento se a região escolhida possui projetos de infraestrutura com transporte público e comércio.

Imóveis de preço mais baixo

Muitos imóveis em construção estão localizados em áreas em desenvolvimento, e podem oferecer preços mais em conta do que outros de mesmo tamanho em áreas mais centrais e usados. Além disso, para facilitar a venda e obter capital para finalizar as obras, muitas construtoras e incorporadoras costumam oferecer facilidades no pagamento, como parcelamentos e descontos.

Personalização

Quando se adquire um imóvel já pronto, qualquer mudança estrutural no ambiente depende de autorizações do condomínio. Nos imóveis comprados na planta, a construtora oferece possibilidades de alteração na planta, dependendo da oferta disponível, como a escolha de pisos e bancadas. Estas alterações podem ser mais baratas do que uma reforma em um imóvel antigo.

Desvantagens de comprar imóvel na planta

Nem tudo é vantagem na compra de um imóvel na planta. Existem alguns pontos que devem ser considerados na hora de optar por este tipo de imóvel. Vamos ver quais são os pontos contra.

Tempo de entrega

A construtora quando fecha a venda com o futuro proprietário, dá uma previsão da data da entrega das chaves. Mas este tempo depende muito de outras variáveis que podem atrasar a entrega. Vários problemas podem acontecer como a interrupção das obras, problemas financeiros da construtora, atraso na entrega de material. Não se desfaça de sua moradia atual antes da entrega das chaves ou planeje sua mudança contando com possíveis atrasos, nem marque eventos especiais, como casamento, contando com a data informada.

Despesas extras

As construtoras garantem somente parte do acabamento, e caso os compradores desejem alguma inovação nas instalações, precisam arcar com os custos extras, o que pode aumentar os gastos. Agora que você já sabe algumas das vantagens e desvantagens de comprar imóvel na planta, pense em qual tipo de imóvel se enquadra melhor no seu estilo de vida e planejamento, qual a localização que melhor atende suas necessidades, além do seu orçamento disponível para esta aquisição. Aproveite e siga nossas redes sociais para conhecer melhor as possibilidades de comprar seu imóvel.
 
Localização

Av Djalma Batista, 1314 Lj 02 - Nossa Senhora das Graças, Manaus - AM

Contatos
Whatsapp (92) 98445-7801
Mapa do Site